Sabe o que o ESTRESSE faz?

Imagine uma gazela comendo na savana, bem tranquila. 

Daí ela avista um leão. 

 

Na hora, aquele pensamento de preocupação gera um estresse que, muito rapidamente, faz o cérebro liberar algumas substâncias no organismo, dentre elas, adrenalina e cortisol. 

 

O que essas substâncias fazem? Elas “pausam” o funcionamento dos seus órgãos (cérebro e vísceras) e focam toda a sua energia nos seus membros.

 

Por que o cérebro faz isso? 

 

Ele entende que, em uma situação de estresse, você precisa lutar ou correr desse problema e, para isso, vai precisar de toda sua energia nos seus braços e pernas. 

 

O coração acelera para bombar mais sangue, aumenta o nível de açúcar no sangue para te dar mais energia e, nesse momento, o cérebro da gazela não vai conseguir focar em nada, só em fugir e, assim que ela consegue escapar, essas substâncias deixam de fazer efeito e ela volta a comer sua graminha tranquila.

 

Viu como o estresse é um mecanismo de autopreservação do nosso corpo, que herdamos em nosso cérebro através da evolução? 

 

O problema é que hoje, apesar de não enfrentarmos mais feras como os homens das cavernas enfrentavam, geramos pensamentos de preocupação e estresse com coisas como: trânsito, dívidas, relacionamentos, doenças, time de futebol, carreira, estudos e por aí vai. 

 

Nosso cérebro não sabe distinguir entre o estresse gerado com um leão prestes a te engolir e o estresse gerado com preocupações com as contas no final do mês. 

 

Já ouviu falar em doenças psicossomáticas?

Marcelo Rocha
Marcelo Rocha

"Mais importante do que pensar positivo, é sentir positivo."

ARTIGOS RELACIONADOS